Portugal Continental enfrenta um dia de instabilidade atmosférica, com precipitação persistente e vento forte, especialmente no litoral e zonas altas. O desagravamento das condições meteorológicas é esperado apenas a partir do final da tarde.
As previsões meteorológicas para as próximas horas apontam para um cenário de céu muito nublado ou encoberto em todo o território nacional. A chuva será a protagonista do dia, apresentando-se de forma persistente e, por vezes, forte, com maior incidência nas regiões Norte e Centro do país. Nestas zonas, existe ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada, informa o IPMA em comunicado.
O vento soprará com intensidade moderada a forte, atingindo velocidades de até 45 km/h na faixa costeira. No entanto, a maior preocupação reside nas terras altas, onde as rajadas podem chegar aos 100 km/h. A visibilidade poderá estar condicionada pela presença de neblina ou nevoeiro, particularmente em zonas de serra.
Grande Porto: O cenário será de chuva persistente e forte, acompanhada de vento moderado a forte com rajadas até 75 km/h na faixa costeira. A partir do final da tarde, espera-se uma transição para regime de aguaceiros e a abertura de abertas no céu.
Grande Lisboa: A capital terá períodos de chuva forte, especialmente até ao início da tarde. O vento de sudoeste poderá registar rajadas até 65 km/h junto à costa, mantendo-se o céu muito nublado durante a maior parte do dia.
A melhoria gradual do estado do tempo deverá começar a sentir-se no litoral Norte e Centro ao cair da tarde, com a diminuição da nebulosidade e a passagem da chuva a aguaceiros mais dispersos.
Chuva e rajadas de vento até 70 km/h colocam Açores sob aviso
O estado do tempo nos três grupos do arquipélago será marcado pelo aumento da nebulosidade e pelo reforço do vento ao longo do dia.
A previsão meteorológica para as próximas horas aponta para um agravamento das condições atmosféricas em todo o arquipélago dos Açores. Espera-se a ocorrência de períodos de chuva, acompanhados por vento forte com rajadas que podem atingir os 70 km/h, afetando a navegação e a visibilidade, especialmente nos Grupos Central e Oriental devido à formação de neblinas.
Grupo Ocidental: Chuva ao final da tarde
No Grupo Ocidental, o céu apresentar-se-á inicialmente com abertas, mas a nebulosidade irá aumentar gradualmente, tornando-se encoberto durante a tarde. Após uma madrugada de aguaceiros, o final do dia trará períodos de chuva. O vento soprará de Oeste com intensidade de fresco a muito fresco (30/50 km/h), rodando para Sudoeste e apresentando rajadas até 70 km/h.
Grupo Central: Visibilidade reduzida
Para as ilhas do Grupo Central, o cenário é semelhante, com o céu a ficar progressivamente encoberto. A chuva deverá marcar presença com maior incidência a partir do final da tarde. As autoridades alertam para as condições favoráveis à formação de neblinas, enquanto o vento de Sudoeste poderá atingir os 50 km/h, com rajadas máximas de 70 km/h.
Grupo Oriental: Melhoria temporária do vento
No Grupo Oriental, o céu manter-se-á muito nublado, embora se esperem abertas temporárias durante a tarde. A madrugada será o período mais crítico para a precipitação e para a formação de nevoeiro. O vento, que começará muito fresco com rajadas de 70 km/h, deverá perder intensidade ao longo do dia, tornando-se moderado e soprando temporariamente de Oeste.
Madeira com céu limpo a sul e subida de temperatura nas terras altas
As condições meteorológicas para as próximas horas favorecem o aproveitamento das zonas balneares a sul, contrastando com a nebulosidade persistente no restante arquipélago.
O estado do tempo na ilha da Madeira será marcado por uma dualidade entre as vertentes norte e sul. Enquanto se esperam períodos de grande nebulosidade na generalidade da ilha, a vertente sul beneficiará de uma redução das nuvens durante o período da tarde. O destaque vai ainda para uma ligeira subida dos termómetros nas zonas mais elevadas da ilha, acompanhada por ventos predominantemente fracos.
Contraste entre vertentes e subida térmica
De acordo com os dados meteorológicos, a ilha da Madeira apresentará, de uma forma geral, períodos de céu muito nublado. No entanto, a vertente sul verá o céu tornar-se pouco nublado durante a tarde, proporcionando momentos de sol. Nas terras altas, regista-se uma pequena subida da temperatura, tornando o clima mais ameno nestas altitudes. O vento soprará, de forma geral, fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste.
Estabilidade na Região do Funchal
A cidade do Funchal seguirá a tendência da vertente sul da ilha. Os períodos de céu muito nublado que marcam o início do dia darão lugar a um céu pouco nublado durante a tarde. Quanto ao vento, este será ainda mais suave na capital madeirense, não ultrapassando os 15 km/h, o que garante um dia de grande estabilidade atmosférica e ausência de agitação marítima relevante nas proximidades da costa.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post