“A família educa, a escola ensina” é o mote para uma marcha silenciosa, a realizar-se em várias cidades do país, de norte a sul do país, no próximo dia 24, às 15h00.
Segundo a Plataforma Renovar, o objetivo é “Marchar em Silêncio pela dignidade das crianças da escola”.
O manifesto centra-se na recusa dos pais, para que os alunos não participem nas aulas de cidadania. Segundo sugere um exemplo de carta, inserido na plataforma, “a educação para a cidadania dos nossos filhos (educandos), nas suas mais variadas vertentes, é da nossa competência, matéria a que não renunciamos, e é algo que nós fazemos, como pais, desde o seu nascimento, de um modo natural, integrado, progressivo, completo e respeitando as exigências das suas necessidades concretas, do seu crescimento e da sua dignidade pessoal”, pode ler-se.
O mesmo grupo afirma considerar que alguns temas da aula de cidadania como a “Educação para a Igualdade de Género” e o da “Educação para a Cidadania”, suscitam especial preocupação e repúdio. A mesma carta afirma, ainda, que os demais módulos “constituem eles uma total perda de tempo, abordando como abordam temas que, como acima referimos, integram a educação que nós, pais, ministrámos ao nosso filho e aos irmãos dele desde que atingiram a idade da razão”.
Para participar, os pontos de encontro são os seguintes:
Viana do Castelo – Praça da República (14h15)
Braga – Café Viana, Praça da República (14h15)
Porto – Café Majestic, Rua de Santa Catarina (14h15)
Lisboa – Parque Eduardo VII (14h15)
Faro – Tribunal de Faro, Rotunda das Flores (14h15)
Comentários sobre o post