Sofia Oliveira, atleta de Famalicão, conquistou a medalha de bronze no campeonato do mundo de kickboxing (WAKO), que decorreu em Itália, e garantiu o apuramento para os The World Games, que se vão realizar de 7 a 17 de julho de 2022, nos Estados Unidos.
A atleta de 23 anos competiu na categoria de K1 no escalão -60kg e chegou às meias-finais da prova. Em relação aos dois primeiros combates, em que conseguiu as vitórias contra as adversárias da Irlanda, e de seguida, da Finlândia, Sofia Oliviera destaca que «foram dois combates muito bem disputados», em que considera que foi «superior em todos os assaltos».
“Tendo noção disso a vitória foi garantidamente minha. Nos primeiros assaltos percebi que estava a conseguir ser superior”, salienta.
Na prova das meias finais, acabou por perder por 1 ponto e revela que sentiu alguma injustiça com este resultado. “Pelo facto de ser uma meia final era um combate mais complicado, com uma atleta da Áustria, muito conhecida. Não digo que tenha sido 100% justo a pontuação, mas é o que é. Portugal não tem tanto peso neste tipo de competições e às vezes isso influencia. Na minha perspetiva não acho que tenha sido o mais correto, achei que tinha pontuado mais, mas é assim a arbitragem”, refere Sofia Oliveira.
A medalha de bronze veio para Portugal e o passaporte para participar nos The World Games Sports também. Sofia Oliveira é assim a primeira atleta portuguesa a ser selecionada para participar nesta prova e confessa que no início não sentiu de imediato a grandiosidade deste feito: “Quando me disseram que tinha sido selecionada, não estava a assimilar logo o quão grande era esta prova. Agora já percebo que é uma responsabilidade muito grande, porque é um campeonato muito bem visto”, reforça.
Até Julho de 2022, a atleta tem já algumas provas planeadas, mas salienta que vão ser todas preparadas já a pensar nos The World Games. “Quero ganhar experiência para chegar lá e trazer o melhor resultado que eu conseguir. Por isso agora todo o caminho percorrido este ano é já a pensar em julho”.
Em retrospetiva da prova mundial que se realizou em Itália, Sofia Oliveira mostra-se satisfeita com a sua prestação e confiante para continuar a evoluir no futuro.“Não tinha expectativa de chegar lá e ganhar combates e uma medalha. Sabia que estava na minha melhor forma, tinha evoluído imenso este ano e esta medalha só veio confirmar isso, que evoluí e estou ao nível das outras raparigas do meu peso, de outros países muito mais fortes do que nós. Portanto isso deixa-me contente, e esta medalha só veio concretizar isto tudo. E é importante dizer que nós somos capazes de chegar lá e combater contra os melhores”, conclui a atleta.
Comentários sobre o post