A 44.ª edição do Campeonato Nacional Absoluto de Semi-Rápidas realizou-se no dia 22, organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX), nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Seixal, que ficou marcada por um recorde absoluto de participação. Um total de 321 jogadores presentes, superando a marca anterior de 303 inscritos.
Apesar da forte concorrência, o Clube de Xadrez A2D viu o seu atleta João Romano alcançar um desempenho notável, terminando no 10.º lugar na classificação geral. Romano manteve-se na disputa pelo apuramento para o Campeonato da Europa Absoluto — reservado aos cinco primeiros classificados — até à última ronda.
Apesar de ter vencido a derradeira partida, o jogador do CX A2D ficou a apenas meio ponto do apuramento, finalizando o torneio com 7 vitórias, 2 derrotas e um significativo ganho de 31 pontos de Elo FIDE.
O grande vencedor da competição foi o Mestre Internacional André Sousa (Vitória SC), que somou mais um título ao sagrar-se Campeão Nacional de Semi-Rápidas 2025/26. Sousa repete o feito da época 2022/23, terminando o campeonato com 8 pontos (7 vitórias e 2 empates).
Lutuima Amaro (Angola, CX Montemor-o-Velho), Maksym Faryma (Independente Torrense) e André Fidalgo (Estrelas S. João de Brito) partilharam a mesma pontuação, classificando-se, respetivamente, em 2.º, 3.º e 4.º lugares. O 5.º lugar, que garantiu a última vaga europeia, foi conquistado por Pedro Gil Silva (Vitória SC), liderando um grupo de três jogadores com 7,5 pontos.
A delegação do Clube de Xadrez A2D, composta por um veterano, três seniores e dois jovens, demonstrou um desempenho meritório em todas as categorias. Além do 10.º lugar de João Romano, destacaram-se:
Carlos Novais (Sénior): 66.º lugar, 5,5 pontos;
Gil Costa (Sub-20): 77.º lugar, 5,5 pontos;
Artur Lemos (Veterano): 103.º lugar, 5 pontos;
Vasco Machado (Sénior): 144.º lugar, 5 pontos;
Duarte Abreu (Sub-20): 155.º lugar, 4,5 pontos;
O evento contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Câmara Municipal do Seixal, confirmando o crescimento e a vitalidade do xadrez português.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post