Sessão solene do 35º aniversário de elevação de Joane a Vila marcada com garantia de investimentos relevantes para os Joanenses.
A freguesia de Joane comemorou no passado sábado, dia 3 julho, o seu 35º Aniversário de elevação a vila. A cerimónia solene decorreu no Centro Social e Paroquial, pelas 21h, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e do Presidente da Junta de Freguesia, António Oliveira.
Neste dia de sessão solene comemorativa foi também colocada uma coroa de flores no monumento aos ex-combatentes do ultramar, no Largo 3 de Julho. Foi este o momento de homenagem que marcou o início das celebrações. E sendo dia de aniversário da vila, o autarca António Oliveira começou precisamente por relembrar a importância da história e do passado de Joane: “O aniversário de uma vila obriga sempre a que nós falemos do que se passou, do presente e muitas vezes, do futuro. Mas não posso esquecer nunca a questão do passado.”
PUBLICIDADE
No percurso de Joane rumo ao crescente desenvolvimento, o Presidente realçou a importância da união entre a comunidade e para com o município também, que traçou um novo caminho para a freguesia. Destacou dois pontos chave de viragem: o processo dos terrenos da antiga Estamparia Rafael, um problema atualmente já resolvido, e ainda a localização e requalificação da Sede da Junta de Freguesia.
“Joane é uma vila de futuro e com futuro. E uma vila de futuro carece sempre de investimento”. Como disse o autarca, “há projetos que foram sendo adiados e que urgem resolver”, exemplo das obras na Rua da Restauração, a criação de um espaço Multiusos, a reabilitação das margens do rio Pele e da Unidade de Saúde Familiar.
Um futuro com várias iniciativas já traçadas foi partilhado pelo Presidente António Oliveira, que sublinhou também no seu discurso o orgulho e honra que sente por poder servir a sua comunidade: “Ser Presidente dos joanenses não só discursar perante os holofotes e as câmaras. É estar com eles em todas as horas, nas boas, mas sobretudo nas horas más.”
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, parabenizou também “os joanenses por aquilo que foram até há 35 anos atrás, que justificaram que em 1986 lhes fosse concebido o estatuto de vila, mas principalmente por aquilo que continuaram a fazer por forma a que o estatuto fosse merecido.”
O autarca municipal descreveu esta comunidade como “madura, desenvolvida e focada no seu território”. Teceu também elogios a António Oliveira pelo seu trabalho contínuo em prol da freguesia e pelo cultivo do espírito “bairrista”: “Para que atinjamos o que é necessário é preciso que quem dirige e quem é responsável pelas instituições seja mobilizador, cativador e possa trazer o tecido associativo, as empresas, os cidadãos, toda a comunidade, numa mega plataforma onde consigamos desenvolver ações.”
Desta forma realçou que é a “relação com o território, o sentido de pertença, o ser joanense” que funciona como “cimento que vai colando as mais diversas peças e que constrói uma frente forte, competente, qualificada que depois traz a jusante resultados.”
“Quero também dizer que enquanto Presidente de Câmara sempre tive em Joane todas as condições para que o nosso trabalho fosse bem-sucedido. Sempre houve cooperação e convergência em relação ao futuro”, concluiu Paulo Cunha.
PUBLICIDADE
Joane homenageou Adão Fernandes Ex-Autarca
Adão Fernandes tem 90 anos, exerceu as funções de autarca e foi homenageado pela Vila de Joane nesta Cerimónia Comemorativa dos 35 anos de Elevação de Joane a Vila.
“Há duas fases que contribuíram para o desenvolvimento de Joane, a construção do Palácio da Ação Católica que faz precisamente este ano 80 anos”. “Quem marcou essa arrancada foi o Dr. Adão Salgado Vaz de Faria”, afiançou Adão Fernandes.
A segunda fase que deu continuidade ao progresso da freguesia de Joane aconteceu nos anos 60 e 70. O Padre Benjamim Salgado e Dr. Artur Melo “foram eles que estiveram no início do ciclo e do liceu. Sem eles não teríamos as escolas que tivemos nessa altura. Foi a partir das escolas que o progresso de Joane nunca mais parou”, conclui.
Após a sessão comemorativa do 35º aniversário da Elevação de Joane a Vila, os convidados brindaram ao sucesso e progresso dos Joanenses e da Vila.
Comentários sobre o post