Foi apresentado ao público, recentemente, a proposta de requalificação do futuro adro da Igreja da Freguesia de Jesufrei, no Concelho de Famalicão.
O Chefe da municipalidade deu a conhecer esse projecto na ocasião das comemorações da Festa de São Miguel dessa mancha do território local.
“Mais do que dar a conhecer o projeto, queremos essencialmente recolher contributos e ouvir aquilo que a comunidade tem para dizer sobre o que está projetado para este espaço que é, sobretudo, seu”, manifestou Mário Passos que, na oportunidade, se mostrou satisfeito pela boa aceitação da proposta apresentada.
O conjunto de intervenções proposto pretende melhorar o alçado geral do conjunto paroquial, tornando-o mais luminoso e aprazível e resolver algumas questões de acessibilidade e segurança. No documento técnico propõe-se: a substituição dos pavimentos do adro, de forma a melhorar a acessibilidade; a incorporação de floreiras; a substituição das tradicionais luminárias por equipamentos mais eficientes com tecnologia LED; a substituição das caixilharias do salão paroquial, entre outros trabalhos. Note-se que a grande alteração passa pela demolição das floreiras muradas existentes, a Norte, para dar lugar a um espaço de carácter mais urbano com vista para a paisagem, sem obstáculos visuais, com algum mobiliário urbano, criando uma espécie de miradouro neste local.
“Uma requalificação que valorizará, sempre, a igreja“. – referiu José Pedro Novais, pároco daquela freguesia.
Há muito que eram esperadas as obras de requalificação, lembrou o responsável eclesiástico, acrescentando que “a Câmara Municipal de Famalicão já se tinha comprometido com as obras do adro“.
José Pedro Novais adiantou, também, que a comunidade recebeu a notícia com muito agrado.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post