Um novo estudo de Ricardo Gafeira, investigador da Universidade de Coimbra e do Instituto de Astrofísica e Ciência do Espaço, mostra que a introdução de técnicas de Inteligência Artificial (IA) na área da Física Solar irá permitir melhorar o conhecimento dos processos físicos da atmosfera solar.
«A aplicação da IA na física solar tem o potencial de melhorar a compreensão dos processos físicos complexos que ocorrem na atmosfera solar, permitindo a identificação de padrões e tendências que até hoje não foram possíveis identificar com as técnicas tradicionais. Utilizando estas técnicas podemos agora analisar grandes quantidades de dados provenientes de observações solares, tanto por telescópios terrestres, como por satélites que observam em permanência a nossa estrela mãe», refere o autor, em comunicado enviado à nossa redação.
De acordo com aquele investigador, a introdução das técnicas permitirá aumentar o conhecimento nos processos físicos fundamentais que ocorrem na atmosfera solar e como varia a sua atividade ao longo do tempo, bem como melhorar a compreensão de eventos explosivos, como as explosões solares, que podem afetar o ambiente da Terra.
Comentários sobre o post