Fradelos recebeu, este fim de semana, a sua Mostra Comunitária, um evento inserido nas celebrações do Dia da Freguesia.
Foram três dias de festa que contaram com animação musical de vários grupos, atividades culturais, bem como celebrações religiosas que reuniram os devotos no Adro da Igreja.
A noite de abertura, na sexta-feira, ficou marcada pelas atuações de “Scream of the Soul” e do DJ Mark M. A comunidade aderiu em grande número para a primeira noitada, preenchendo o espaço. A visita do Executivo da Freguesia, liderado por Adelino Costa, aos expositores revelou a satisfação das associações, instituições, produtores locais e artesãos, por voltarem a participar no certame fradelense.
No sábado, a manhã ficou marcada pelas várias atividades organizadas pela Associação de Pais das Escolas de Valdossos e do Sapugal. Os mais novos subiram ao palco para fazerem as suas atuações musicais.
À tarde, a música voltou ao certame, com os cantares ao desafio e concertinas, que começaram a atrair o público para junto do palco, depois da hora de almoço. Seguiram-se os jovens talentos da Associação Musical Educativa de Fradelos, que apresentaram os seus covers de várias músicas, portuguesas e internacionais.
A tarde estava quente, o programa passou para o Salão Paroquial, onde decorreu um momento dedicado ao folclore, com as apresentações do Grupo folclórico de Santa Leocádia e do Rancho folclórico danças e cantares de Rio Mau.
Ao início da noite, o evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, visitou os expositores, depois de jantar no local. O comediante barcelense João Dantas subia ao palco e, com sucesso, colocava toda a gente a rir. Seguiu-se a dupla de sertanejo João Neto & Leonardo, para continuar a animação numa noite agradável.
Para celebrar o dia da freguesia, cantaram-se os parabéns a Fradelos, com direito a espumante e bolo. Foi no palco que o Bolo da Freguesia foi apresentado, havendo ainda espaço para vários agradecimentos. O autarca local, Adelino Costa, garantiu a continuidade das tradições e festividades de Fradelos e congratulou o trabalho de todas as associações, instituições, artesãos e produtores locais, que tornaram o evento possível. Salientou ainda a “harmonia que existe entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, pois sem ela nada seria possível”, referindo-se às obras que têm ocorrido na localidade.
Outro momento alto do evento foi a caminhada solidária, a reverter ao IPO do Porto, que decorreu na manhã de domingo.
Comentários sobre o post