Num ano marcado pela pandemia, os hospitais públicos da região Norte bateram recordes, no que diz respeito às cirurgias realizadas em 2021. De acordo com os dados do Portal do SNS avançados esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, até novembro do ano referido, o Centro Hospitalar São João, no Porto, é líder no número de cirurgias em Portugal.
Para além do São João, o Santo António, também no Porto, e os hospitais de Braga e Gaia melhoraram os seus indicadores.
Segundo os dados do SNS, o Centro Hospitalar Universitário São João, foi o que mais operou a nível nacional, registando 53.720 cirurgias. Neste hospital, a média de tempo de espera caiu para os 1,5 meses.
Também o Hospital de Braga conseguiu um ano de recordes: apesar da menor dimensão, foi o segundo hospital do país a realizar mais cirurgias, 42.873 — são mais 11.455 do que em 2019. A média de espera baixou para os 2,7 meses.
De acordo com o JN, que avança com esta informação, os hospitais aproveitaram os incentivos financeiros para recuperar a atividade em atraso, fora das horas de trabalho, reorganizaram os tempos dos blocos operatórios e alguns arrendaram espaços em unidades privadas e sociais para melhorar a resposta e reduzir os tempos de espera.
A nível nacional, o ano de 2019 tinha sido o melhor de sempre no que diz respeito à atividade cirúrgica realizada. Este cenário deverá ser alterado, uma vez que a atividade até novembro de 2021 (últimos dados disponíveis) ultrapassou a realizada até ao período homólogo de 2019. As cirurgias realizadas através do Serviço Nacional de Saúde durante a pandemia podem, assim, vir a superar os valores pré-pandémicos.
Comentários sobre o post