Está em cima da mesa a possibilidade de o Governo abrir a porta à suspensão do isolamento para que os eleitores possam ir votar no próximo dia 30 de janeiro. A informação foi avançada pelo Presidente da República após a reunião no Infarmed, onde políticos e especialistas discutiram a atual situação da covid-19. De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, esta hipótese de suspensão do isolamento está a ser alvo de estudo do Ministério da Administração Interna, para que todos possam ter acesso às mesas de voto.
Uma das possibilidades avançadas é suspender temporariamente o isolamento, para que todos tenham possibilidade de votar nas próximas legislativas. Previsto está também o acesso ao voto antecipado e também o voto ao domicílio.
De acordo com a RTP, relativamente à suspensão temporária do isolamento dos eleitores, já vários países adaptaram as regras de participação em eleições à situação de pandemia tendo criado por exemplo, horários específicos para a votação de pessoas infetadas com Covid 19.
Comentários sobre o post