No âmbito das suas estratégias de policiamento comunitário, a Guarda Nacional Republicana (GNR) promoveu, esta terça-feira, dia 13, uma ação de sensibilização dedicada à segurança rodoviária na Escola Secundária Vieira de Araújo, refere um comunicado.
A iniciativa, conduzida por equipas com formação específica neste modelo de policiamento, teve como principal objetivo aproximar a autoridade da comunidade escolar e dotar os jovens de ferramentas essenciais para a prevenção de acidentes.
Durante a sessão, os militares da GNR reforçaram um conjunto de regras de ouro para peões, utilizadores de transportes públicos e ciclistas. Fique a par das principais recomendações partilhadas:
Para Peões e Utilizadores de Transportes:
Circulação: Transitar sempre pelos passeios ou pistas destinadas a peões. Na ausência destes, deve-se caminhar pela berma esquerda, de frente para o trânsito e o mais afastado possível da estrada.
Atravessamento: Parar e olhar para ambos os lados antes de atravessar. Priorizar sempre as passadeiras (preferencialmente com sinais luminosos) ou locais bem iluminados e com boa visibilidade.
Autocarros: Aguardar sempre na paragem, sem invadir a faixa de rodagem. Só deve subir ou descer do veículo quando este estiver totalmente imobilizado e, após sair, aguardar que o autocarro se afaste para ter visibilidade total da estrada antes de atravessar.
Para Ciclistas:
Condução: Circular sempre pela direita e sinalizar atempadamente todas as manobras.
Segurança: O uso do capacete de proteção é indispensável.
Manutenção: É fundamental verificar regularmente o estado dos pneus, travões, iluminação e o ajuste correto do selim e guiador.
“A GNR, através da adoção das boas práticas de policiamento comunitário, procura desenvolver estratégias de proximidade, dedicando meios humanos exclusivos a este modelo de acompanhamento das populações, ” pode ler-se na nota.
Aquela ação na Escola Secundária Vieira de Araújo reforça o compromisso das autoridades na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, contribuindo para a redução da sinistralidade rodoviária na região, conclui.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post