A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) estreia-se em Portugal, em parceria com a Fundação Livraria Lello, com a realização da Fliporto Portugal no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, de 22 a 25 de outubro, informa uma nota enviada à comunicação social.
A cerimónia de abertura terá lugar no dia 22, às 17h00, e contará com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.
Um dos pontos altos do evento será a entrega de prémios literários: no dia 22, às 18h00, a escritora Dulce Maria Cardoso receberá o Prémio Literário Guerra Junqueiro 2024. No dia 24 de outubro, às 19h00, a escritora angolana Amélia Dalomba será distinguida com o Prémio Literário Guerra Junqueiro Lusofonia, pode ler-se.
Com 20 anos de existência no Brasil, a Fliporto internacionaliza-se para “estreitar os laços literários entre Portugal e o Brasil, e o vasto universo lusófono“, salienta António Campos, coordenador-geral da Fliporto Portugal. Rita Marques, presidente da Fundação Livraria Lello, destaca a missão de “promover a literatura, a cultura e o pensamento crítico“, lembra.
A programação, que tem como tema central “O Livro em Tempos Digitais e a Literatura em Língua Portuguesa”, incluirá painéis de debate, conversas com escritores, sessões de histórias infantis e lançamentos de livros, com a participação de figuras como Rui Couceiro, Isabel Rio Novo, Capicua e Olinda Beja.
A entrada na Fliporto Portugal é gratuita, estando a reserva de bilhetes sujeita à lotação do espaço, conclui.
Comentários sobre o post