O Município de Vila Nova de Famalicão vai elaborar um inventário do arvoredo, com a listagem e planta das árvores classificadas de interesse público e municipal, existentes no território. A medida foi anunciada hoje pela Câmara Municipal, em nota de imprensa, e traduz uma das diretrizes no projeto de Regulamento Municipal de Gestão de Arvoredo, que foi aprovado na reunião do executivo famalicense.
O documento “pretende criar um quadro de atuação que promova e sistematize as intervenções da autarquia no planeamento, implantação, gestão, manutenção e classificação do património arbóreo do município, tipificar as infrações mais frequentes, regular contraordenações e fixar as respetivas coimas“, explica o Município. Irá aplicar-se a todos os espaços verdes públicos do concelho, nomeadamente, a parques, jardins, praças e logradouros, ruas, alamedas, cemitérios, entre outros.
O vereador do Ambiente da autarquia, Hélder Pereira, adiantou hoje que o regulamento deverá entrar em vigor até agosto. Apontou o arvoredo urbano como parte indissociável da qualidade da vida urbana, com impactos positivos ao nível da melhoria da qualidade do ar, promoção da biodiversidade e valorização patrimonial e paisagística.
A proposta de regulamento segue agora para consulta pública, por um período de 30 dias após publicação em Diário da República. O regulamento estará disponível para consulta no portal do município, em www.famalicao.pt.
Comentários sobre o post