O Mestre Internacional uzbeque Abdimalik Abdisalimov, com apenas 20 anos, foi o grande vencedor do IX Torneio Internacional Cidade Famalicão (TICF). Deste modo, arrecadou um prémio monetário de 1200 euros.
Para ganhar o torneio, o jovem teve que se impor na derradeira sessão, na primeira mesa, perante o Mestre Internacional indiano Crg Krishna, líder isolado na 8.ª e penúltima sessão, informa a organização, em nota de imprensa.
Também com 7,5 pontos, mas pior coeficiente de desempate devido ao confronto direto, o Mestre Internacional indiano Sayantan Das classificou-se em 2.º lugar, com prémio monetário de 800 euros. Seis atletas alcançaram 7 pontos, mas foi o Grande Mestre cubano Stanley Martinez (prémio monetário de 600 euros) que fechou o pódio absoluto, graças ao terceiro critério de desempate mais favorável.
O melhor atleta famalicense foi o Mestre Nacional Ivo Dias, que se classificou em 12.º lugar, com os mesmos pontos que o 8.º classificado, não sendo feliz nos critérios de desempate.
Assim, como os prémios atribuídos eram acumuláveis, foram premiados 19 dos 116 atletas participantes neste evento. A prova reuniu um prize-money de 4000 euros pela primeira vez, elevando o TICF à categoria B do Portugal Chess Tour.
De recordar que o evento xadrezístico foi organizado pelo Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis e decorreu de 25 a 30 de julho, no Pavilhão Municipal das Lameiras.
Comentários sobre o post