Decorreu, recentemente, uma sessão pública para a apresentação do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica, na praça do Mercado Municipal, em Famalicão.
“Os desafios são enormes e as metas ambiciosas. Precisamos de um plano robusto e completo para atingir este propósito e isso só será possível com o contributo de todos”, precisou o Presidente do Município, Mário Passos.
Nesta sessão foi referenciado que se pretende atingir a neutralidade carbónica até 2050, desenvolvendo um plano de ação para o combate aos grandes desafios ambientais da atualidade.
Para este efeito, será criado um Conselho Consultivo para as Alterações Climáticas, com a participação de empresas, universidades, centros tecnológicos, entre outras entidades.
O autarca lembrou que o compromisso com o clima e as questões da sustentabilidade ambiental são cada vez mais uma preocupação no seio da comunidade.
“Famalicão é um território muito industrializado. O contributo da indústria na diminuição das emissões de CO2 é muito importante e (…) tenho tido a oportunidade de perceber que muitas empresas têm já uma preocupação ambiental muito forte” – admitiu o edil, em nota de imprensa.
O Município criou uma equipa de trabalho para acompanhamento deste setor, denominada de Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. A coordenação dessa equipa está a cargo do Vereador do Ambiente, Hélder Pereira.
Comentários sobre o post