Ao todo, mais de meio milhar de pessoas vão desfilar pelas principais artérias do centro de Famalicão, “numa saudável competição entre associações e freguesias do concelho, com a exaltação, orgulho e paixão de quem é famalicense”, informa o Município em comunicado.
São sete marchas que este ano vão desfilar pelas ruas de Vila Nova de Famalicão. Depois de dois anos de interregno, as Marchas Antoninas saem para a rua no domingo, dia 12 de junho, para animar aquela que é uma das maiores noites do ano do concelho famalicense – a grande noite de Santo António. “Jornais de Vila Nova” é o tema escolhido para o tão aguardado regresso das Marchas.
Às 21h30 começa o desfile, partindo da Avenida de França em direção aos Paços do Concelho, pela seguinte ordem: Associação Recreativa e Cultural de Antas; União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz; Associação Cultural e Desportiva de São Martinho de Brufe; Casa do Povo de Ruivães; Associação Recreativa e Cultural da Flor Monte – Carreira; Associação Cultural e Recreativa São Pedro Riba D’Ave e LACS – Associação Cultural de São Salvador da Lagoa
“As marchas cresceram e melhoraram substancialmente ao longo dos últimos anos e hoje são um momento de grande beleza e alegria. As associações fazem um trabalho verdadeiramente espetacular que merece ser apreciado por todos”, diz, a propósito, o presidente da autarquia Mário Passos.
Sobre o tema escolhido, o autarca acrescenta que “está prevista uma viagem pela história da imprensa escrita de Vila Nova de Famalicão” e que os famalicenses podem esperar “uma aula alegre, divertida e entusiástica”.
Para além do desfile de rua, a comunidade poderá também assistir à atuação das Marchas nos Paços do Concelho, nas bancadas instaladas junto ao palco, com capacidade para cerca de 1800 pessoas. A abertura das bancadas ao público está prevista para as 20h00.
De referir ainda que este ano há um aumento do prémio de participação para todas as Marchas, que passou dos 5 mil para os 7500 euros. Para além dos lugares do pódio, serão ainda atribuídos os prémios de “Melhor Música”, “Melhor Letra”, “Melhor Coreografia”, “Melhor Guarda-Roupa”, “Melhores Arcos” e “Marcha Mais Popular”.
O júri é constituído por cinco elementos convidados pelo município: um coreógrafo, um encenador, um escritor, um maestro e um figurinista. O anúncio da classificação e dos vencedores será conhecido ao longo da própria noite através do envio da ata do júri às marchas participantes. Na mesma altura, o município utilizará as suas plataformas comunicativas para anunciar a classificação.
A habitual entrega dos prémios às marchas está agendada para segunda-feira, dia 13 de junho, feriado municipal, e decorrerá na Praceta Cupertino de Miranda, a partir das 18h30.
Programa completo das Festas Antoninas em www.famalicao.pt.
Comentários sobre o post