Famalicão recebeu na segunda-feira, dia 24, a conferência “Sustenta-Habilidade à moda do NORTE”, uma iniciativa da Águas do Norte que reuniu especialistas, autarcas e responsáveis do setor para debater o futuro da gestão da água e o uso responsável dos recursos hídricos.
O evento, realizado no Centro de Estudos Camilianos, destacou a importância da colaboração e do investimento na eficiência das redes.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, que conduziu a abertura, sublinhou o compromisso do município na sustentabilidade hídrica. Detalhou a estratégia local, que inclui investimentos na instalação de novos depósitos, expansão da rede para garantir o abastecimento a todos, e manutenção de mais de mil quilómetros de condutas para reduzir perdas. O edil frisou ainda a aposta na digitalização da rede para deteção rápida de ruturas.
Os esforços já apresentam resultados: em 2024, Famalicão registou uma redução histórica de 11% na água não faturada, atingindo o valor mais baixo de sempre: 36%. Entre 2022 e 2025, o município investiu mais de 1.5 milhões de euros no combate a estas perdas, através da substituição de contadores e condutas antigas e instalação de zonas de medição e controlo.
O presidente da Águas do Norte, António Cardoso, também intercedeu, reforçando a necessidade de “consciencializar e pedir colaboração” a autarquias, indústrias e outros parceiros para melhorar e garantir a sustentabilidade da água.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post