O Cónego João Aguiar Campos, de 73 anos de idade, natural de S. João do Campo, Terras do Bouro/Braga, faleceu hoje, vítima de doença prolongada.
Esse sacerdote da Arquidiocese de Braga começou a trabalhar no ‘Diário do Minho’, em 1976, onde foi director mais tarde, entre 1997 e 2005. No ano de 1981 iniciou funções na Rádio Renascença, tendo ocupado o cargo de presidente do Conselho de Gerência da emissora católica portuguesa, entre 2005 e 2016, Já em 2011, foi nomeado director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, cargo que ocupou até Abril de 2016.
O Cónego João Aguiar Campos foi colega, na RR, de 1977 a 1980, do nosso Chefe de Redacção António Barreiros, quando aquele ocupou as funções de jornalista-correspondente para o Distrito de Braga dessa Estação Emissora Católica e, este, o mesmo lugar, mas no Distrito de Coimbra, no período de 1977 a 1990. Ainda recentemente, a 25 de Março, completou e assinalou as Bodas de Ouro sacerdotais.
O Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, recorda o cónego João Aguiar Campos como “um mestre da palavra e da grande comunicação”. E dá nota de que “Foi um lutador até ao fim do fim e, mesmo aí, foi evangelizador”, disse à Rádio Renascença, recordando a visita que fez, já no hospital, há uma semana.
António Barreiros, a propósito da entrega de João Aguiar aos órgãos de comunicação social da Igreja e ao respectivo Secretariado Nacional, manifestou que “essa figura do clero diocesano de Braga apresentou-se como uma personalidade clarividente, do ponto de vista humano e profissional, perante factos e episódios que materializaram notícias, além de ter sido um motivador convicto da continuidade, com renovação, do projecto Renascença”. O nosso Chefe de Redacção concluiu: “soube apresentar, contando – como o faz a comunicação social falada/audio – na sua RR, no seu mister sacerdotal e de jornalista, as mensagens de Deus, oferecendo aos crentes a sua melhor interpretação, à luz de hoje”.
O Famalicão Canal e todos quantos constituem os seus órgãos de Redacção e da Técnica e, também, a Administração deste projecto apresentam, nesta hora do desaparecimento físico do amigo e do saudoso Cónego João Aguiar Campos, sentidas condolências à sua família e, ainda, à Arquidiocese de Braga, na pessoa do Seu Reverendíssimo Arcebispo Primaz de Braga. D. José Cordeiro.
Comentários sobre o post