O eurodeputado português Hélder Sousa Silva, presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com o Brasil (D-BR), liderou uma missão da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (AGRI) ao Brasil esta semana. O objetivo central da visita foi aprofundar o conhecimento da realidade agrícola brasileira para fortalecer a negociação e estabelecer pontos de interesse comum no âmbito do acordo UE-Mercosul, informa uma nota enviada à nossa redação.
Durante quatro dias, os eurodeputados reuniram-se com representantes do governo federal e estadual, visitaram explorações agrícolas e debateram as dimensões políticas, económica e ambiental do acordo com agricultores e a Confederação Nacional de Agricultura, refere.
Hélder Sousa Silva destacou que o acordo com o bloco latinoamericano (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) oferece oportunidades que a UE não pode ignorar em face das tensões comerciais globais. O acordo criaria um mercado com mais de 700 milhões de pessoas, podendo aumentar as exportações anuais da UE para o Mercosul em até 39% e apoiar mais de 440 mil postos de trabalho na Europa.
O eurodeputado garantiu que o acordo protege as sensibilidades da UE no setor agrícola através do estabelecimento de quotas limitadas para importações agroalimentares do Mercosul, como 1,5% para carne bovina e 1,3% para aves. O Brasil, por sua vez, garantiu o cumprimento de obrigações ambientais e sociais.
A UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e o principal investidor estrangeiro no país. No final da missão, Hélder Sousa Silva expressou satisfação, afirmando que a visita aproximou as relações e que a D-BR será um interlocutor ativo nas relações EU-Brasil.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post