José Manuel Fernandes, Coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos, apresentou, ao final da tarde do passado sábado, dia 21, o seu livro “Agenda Pela Nossa Terra – Minho 2022”, em Ponte da Barca. O evento contou com a presença de Marques Mendes, numa sessão presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho.
A publicação apresenta temas como o calendário de atividades do Parlamento Europeu e uma caraterização/ perfil de cada Estado-Membro. Entre os capítulos, destaque para o Quadro Financeiro Plurianual e o NextGenerationEU, assim como os programas europeus, os seus objetivos e respetivos montantes. A repartição por cada Estado-Membro dos montantes da Política de Coesão e da Agricultura e os montantes de cada Plano de Recuperação e Resiliência também constam na publicação. O desafio do combate às alterações climáticas, a ambição europeia, as metas que estão definidas são outros elementos do livro.2
“Este livro mantém o título de edições anteriores – “Agenda Pela Nossa Terra“- e os mesmos propósitos: prestar contas aos eleitores, dar informação que considero relevante e homenagear o poder local”, destacou o eurodeputado. “Acredito numa Europa que tem como fundação e guia os valores europeus da liberdade, estado de direito, democracia, defesa e promoção da dignidade humana. Quero uma Europa aberta, mas que exija reciprocidade. Sei que só venceremos os desafios com ações comuns e coordenadas, partilha e solidariedade”, explicou José Manuel Fernandes, perante um auditório repleto de autarcas e outros convidados.
“Insisto, com cada vez mais orgulho e convicção, que sou simultaneamente Minhoto, Português e Europeu. Tudo isto é complementar e enriquecedor, nada incompatível. Enquanto deputado ao Parlamento Europeu, assumi um compromisso de proximidade com os portugueses e muito em particular com os habitantes do Minho. Este livro é um dos resultados desse compromisso. Estar próximo, sentir, conhecer as forças e as dificuldades, ouvir, é o melhor meio para se elaborarem as propostas adequadas para o desenvolvimento de um território”, contextualizou ainda o eurodeputado.
A apresentação do livro esteve a cargo de Luís Marques Mendes, que confidenciou que José Manuel Fernandes é conhecido como o “Senhor Orçamento”, por ser o homem do Orçamento no Parlamento Europeu, o que é importante por ser “um deputado do PSD, um deputado de Portugal”. O social-democrata salientou ainda a política de proximidade que o eurodeputado mantém com os eleitores, “prestando contas, ouvindo, falando, dialogando” com as pessoas, sendo por isso “exemplo e referência”, que “prestigia a política e a função política”. Destacou ainda o papel importante que José Manuel Fernandes teve, nos últimos anos, em matéria de fundos estruturais para Portugal.
Comentários sobre o post