As obras de requalificação da esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Nova de Famalicão estão praticamente terminadas. O espaço, com mais de 30 anos, foi alvo de uma modernização profunda que visa melhorar as condições de trabalho dos agentes e o atendimento ao cidadão.
O Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e o novo Comandante Distrital de Braga da PSP, Superintendente Leitão da Silva, visitaram as instalações na sexta-feira, dia 18. Durante a visita, o comandante destacou a “excelência” e a “dignidade” do novo espaço, tanto para os mais de 50 operacionais que ali trabalham como para o público.
A obra, orçada em cerca de 1,5 milhões de euros, resultou de um contrato de cooperação entre a autarquia, o Ministério da Administração Interna (MAI) e a PSP. Os trabalhos incluíram:
Tratamento de fachadas e substituição de caixilharias.
Renovação total dos interiores e remodelação de espaços.
Criação de novas celas e uma sala de reconhecimento.
Nova entrada principal pela Avenida 25 de Abril.
A intervenção entra agora na sua segunda fase, focada no pavilhão desportivo e em duas casas de função, prevendo-se a conclusão total no primeiro trimestre do ano.
A nova esquadra não foi apenas renovada esteticamente; foi projetada para o futuro. O edifício já está preparado para centralizar o sistema de videovigilância da cidade.
Segundo Mário Passos, o processo aguarda o parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Assim que houver “luz verde“, serão instaladas 12 câmaras numa fase inicial, com o objetivo de expandir o sistema até aos 54 pontos de vigilância em todo o perímetro urbano.
O autarca famalicense revelou ainda que irá solicitar uma audiência à Ministra da Administração Interna para reivindicar a elevação da esquadra a Divisão da PSP.
“Pretendemos que sejam aqui alocados mais e melhores recursos. O crescimento de Vila Nova de Famalicão justifica a criação de uma Divisão da PSP no concelho“, afirmou Mário Passos.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post