Hoje, venho acompanhado para este Editorial. Quero apresentar-vos quem está aqui ao meu lado.
Chama-se Gabriel. Tem 15 anos. Frequenta a escola Conde de Arnoso, em Famalicão. Vem, aqui aos nossos estúdios, todas as 6.as feiras, das 10 às 12Horas. Segue a vida da nossa Redacção. Conhece-nos a todos. Sabe tudo sobre o Famalicão Canal TV. Quando me viu, pela 1.a vez, dirigiu-me a palavra: “tu és o António Barreiros, o do Editorial”.
Atento. Astuto. Olhos vivos. Por vezes, fica mais nervoso. Falamos-lhe calmamente. Responde, entre palavras, com sorrisos fartos. Percebemos que gosta do nosso ambiente. Mostra-se à vontade.
Abrimos-lhe, na Redacção, numa das secretárias, um computador. Viaja nele. Escreve, mal entra, olhando o écran: Famalicão Canal. Vai ver as últimas notícias. Vai espreitar o Escaparate da Redacção. As Reportagens das Festas. Dá uma vista de olhos pelo Editorial. Fixa-se no Tempo, aguardando que a Ana, uma das jornalistas, possa chegar. Dois minutos depois, ela entra. Sorrisos e saudações. Puxa a cadeira, onde se sentava, para se aproximar da bancada de trabalho dela. Pacientemente espera que ela comece a escrever. Ela, com afabilidade, informa o Gabriel que vai elaborar o tempo que – diz-lhe – vai para o ar dentro de minutos. Olha e repara no que ela escreve. Dá umas sugestões. Está estático, porque se mostra ligado à ficha do Canal, o nosso.
Apercebemo-nos da sua timidez. Mas está lá o carisma de se agarrar ao que gosta. É afável, educado e atende ao que lhe perguntamos. Inter-age, vive as cenas das suas sextas-feiras, de manhã, aqui na Redacção.
A um intervalo convido-o a ir comigo ao Don Marco tomar um carioca de limão e saborear uma nata. Acede e lá vamos. Pelo caminho, falamos do computador – informa-me que tem um portátil – e que vê tudo o que fazemos no Famalicão Canal. Uma vez ou outra, consulta o telemóvel para ver o que publicamos. Ele e o nosso Canal são como irmãos gémeos que se adoram e se se tratam por tu, se encontram sem marcar hora, desde que o Gabriel lhe apeteça. É um fã incondicional.
O Gabriel é um bom conversador, mas não fala de mais. Quando nada lhe perguntamos, remete-se ao silêncio, ao seu Mundo. Cada um vive o seu e no seu… Mundo. A integração cumpre-se aqui, na nossa Redacção, sem alardes e sem darmos nas vistas, porque a nossa missão, para além de informar e de formar, reportando e entrevistando, assim como opinando, é saber ter amigos de todos os quadrantes, de todos os sítios, de todos os patamares… de termos connosco, todos, de todos. Recebemos o Gabriel e todos os outros, com os braços abertos. No e com o respeito pelas suas diferenças. É dessa forma que podemos mudar o Homem, o Mundo.
O Gabriel já faz parte do nosso Canal. Mui gostaríamos que, depois desta sua presença às sextas-feiras, por um determinado período estabelecido, ele continuasse a vir. Ele pode e deve vir para se fazer feliz, para trazer a sua forma de ser e de estar.
Sabes Gabriel, já fazes parte de nós. E deixa dizer-te um segredo: gostamos muito de ti e vem sempre que possas porque a Redacção ganhou com a tua presença e participação. Contagias. Todos, os desta equipa que formata o Famalicão Canal, te temos no nosso Coração. Quero, em meu nome, da Administração, do Director e da Redacção, despedir-me dos que nos vêem e escutam, saudando-vos com amizade, aproveitando o momento para abraçar o amigo Gabriel.
Comentários sobre o post