A comemoração do Dia Internacional dos Museus em Famalicão vai decorrer de 18 a 22 de maio, com programação em todos os onze espaços museológicos da rede municipal.
“O poder dos museus” é o tema da celebração, em que se destaca a organização de «Há Noite no Museu». Esta atividade vai decorrer no Museu Bernardino Machado, no dia 21 de maio, a partir das 23 horas, e inclui a apresentação do espetáculo multimédia Sons do Património, do artista St. James Park.

Outra das iniciativas será a Escape Room “Delírios de um Colecionador”, que estará instalada junto à Central de Camionagem, a partir do dia 22 de maio. De participação gratuita, tem obrigatoriedade de reserva aqui.
Durante as comemorações, o público escolar vai ser contemplado com oficinas de trabalhos manuais e visitas guiadas na Fundação Castro Alves, em Bairro; no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em Famalicão; e na Fundação Cupertino de Miranda, esta última em parceria com o Parque da Devesa, no âmbito do projeto «Encontros Arte e Natureza – Frottage».
No dia 18 de maio, a Fundação Cupertino de Miranda vai promover, a partir das 14h30, a formação «Curadoria e conservação preventiva», certificada para professores, e com inscrição obrigatória até ao dia 13 de maio, através do endereço museu@fcm.org.pt.
Também destinado ao público infantojuvenil, mas desta vez aberto à comunidade, o Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado vai receber o teatro de fantoches «As voltas que o mundo dá», com sessões nos dias 18 (10h30 e 14h00) e 22 de maio (15h30).
No que refere ao fim de semana, a programação convida para a inauguração da exposição «Fragmento e Movimento do Tempo», de Adriana Henriques, no Museu Nacional Ferroviário no sábado, 21, às 15h00; para o espetáculo de dança «A Dançar com as Máquinas», no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave no domingo, 22, às 15h00; bem como para visitas orientadas, que mostram os diferentes Museus de Famalicão sobre várias perspetivas.
No dia 21 de maio, às 15h00, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Calendário, recebe a conferência «O papel do Museu da Indústria Têxtil na comunidade e no território», com a presença de José Manuel Lopes Cordeiro, diretor científico da unidade museológica. Já o Museu da Guerra Colonial propõe uma visita orientada subordinada ao tema «O papel da Mulher na Guerra Colonial e nos tempos atuais» no domingo, 22, pela mesma hora, enquanto o Museu da Confraria de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe abre as portas no mesmo dia, a partir das 10h00, para falar sobre «Nossa Senhora do Carmo: símbolos e significados».
Durante os cinco dias de programação dedicada ao Dia Internacional dos Museus, os museus vão estar abertos das 10h00 às 17h00, de quarta a sexta-feira, e das 10h00 às 12h30 e 14h30 às 17h30, ao sábado e domingo.
A programação completa do DIM2022 está disponível na página.























Comentários sobre o post