O mês de dezembro de 2025 confirmou a tendência de aquecimento global, classificando-se como o 5.º mais quente de sempre a nível mundial. Com uma temperatura média de 13.15 °C, o valor situou-se 1.42 °C acima dos níveis pré-industriais. Na Europa, o cenário foi, ainda, mais acentuado, sendo o 4.º dezembro mais quente alguma vez registado no continente, refere um comunicado do IPMA.
Em Portugal, o mês foi marcado por uma forte instabilidade meteorológica, sendo considerado o 11.º mais quente e o 7.º mais chuvoso desde o ano 2000.
Precipitação e Fim da Seca: O volume de chuva atingiu os 157.8 mm (137% da média), o que permitiu o fim da seca meteorológica que ainda persistia nos distritos de Évora, Beja e Faro.
Variação Térmica: Apesar de o mês ter sido globalmente “normal” em termos de temperatura, houve grandes contrastes. O período de 4 a 14 de dezembro foi invulgarmente quente, enquanto a última década do mês trouxe um frio intenso.
Natal com Neve: Entre os dias 21 e 24, registou-se queda de neve em cotas superiores a 400 metros no Norte e Centro. No dia 26 de dezembro, quase metade do país (45% das estações) registou temperaturas negativas.
PUBLICIDADE






















Comentários sobre o post