A Conferência Interparlamentar sobre a Política Externa e de Segurança Comum e a Política Comum de Segurança e Defesa que se realizou em Estocolmo, recentemente, contou com a participação do deputado social-democrata, pelo círculo eleitoral de Braga, Jorge Paulo Oliveira, o qual integrou uma Delegação da Assembleia da República.
A Conferência visou o debate do progresso e dos desafios das políticas comuns da União Europeia, em matéria de Negócios Estrangeiros, Segurança e Defesa. A agressão russa contra a Ucrânia e o apoio, em várias frentes a este país, pela União Europeia, foram os temas centrais do debate.
Jorge Paulo Oliveira, Coordenador dos Deputados do PSD na Comissão da Defesa Nacional, defendeu que a “Bússola Estratégica” – documento central da Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia – representou um passo importante no fortalecimento da postura europeia em termos de defesa. No entanto, assinalou, que, e muito provavelmente, tem de ser revisto, uma vez que a sua aprovação ocorreu poucos dias depois da invasão da Rússia à Ucrânia, o que significa que o seu processo de elaboração ocorreu numa altura em que simplesmente não se antecipava um cenário de guerra convencional na europa. O Deputado famalicense frisou, igualmente, que o problema da segurança europeia não é apenas de capacidades militares cujo aumento exige um significativo reforço dos investimentos, os quais, por seu turno, não são fáceis de explicar à opinião pública, a qual tem direito a essa explicação.
Comentários sobre o post