A tempestade, identificada pelo IPMA, trará rajadas até 95 km/h e ondas que podem atingir os 7 metros de altura a partir desta quarta-feira.
A Delegação Regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atribuiu o nome LEONARDO a uma depressão que irá condicionar severamente o estado do tempo no arquipélago da Madeira até ao dia 6 de fevereiro. O sistema, com uma pressão central de 967 hPa, faz parte de uma vasta região depressionária que deverá gerar novos núcleos nos próximos dias.
As ondulações frontais associadas à LEONARDO vão fazer sentir-se com maior intensidade na madrugada de dia 5, prevendo-se precipitação forte, especialmente na vertente oeste da ilha da Madeira.
Quanto ao vento, o quadrante oeste será o dominante. O período mais crítico ocorrerá na noite de 4 para 5 de fevereiro, com rajadas que podem chegar aos 70 km/h na costa sul e atingir os 95 km/h nas zonas montanhosas. No dia 6, o vento voltará a ganhar intensidade.
O mar apresentará condições de perigo, com ondas de 4 a 5 metros inicialmente. A partir da tarde de dia 5, a situação agrava-se na costa norte da Madeira e em Porto Santo, onde as ondas podem alcançar entre 5 a 7 metros de altura.
Face à gravidade da previsão, o IPMA emitiu avisos meteorológicos de nível LARANJA e AMARELO para os seguintes parâmetros: Precipitação; Agitação Marítima; Rajadas de vento.
As autoridades recomendam o acompanhamento constante das atualizações através do site oficial do IPMA ou dos canais de comunicação social, reforçando a importância da prevenção perante o agravamento das condições atmosféricas.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post