Face ao ciberataque de que a Vodafone foi alvo na passada segunda-feira, dia 7 de fevereiro, foram vários os serviços da operadora que foram, e continuam, afetados. As dúvidas dos clientes são muitas, numa altura em que ainda se estão a apurar responsabilidades e a perceber o impacto deste incidente.
Neste âmbito, a organização Deco Proteste tem procurado esclarecer as dúvidas dos clientes, que têm questionado sobre a resolução deste problema e sobre o que podem esperar depois do sucedido.
O pagamento da fatura em valor integral é uma das questões dos consumidores, que ponderam se podem pedir alguma compensação face às falhas dos serviços. De acordo com a Deco, ainda é cedo para adiantar uma resposta concreta sobre esta questão, porém, aconselha o cliente a anotar de que forma foram afetados os serviços contratados e durante quanto tempo, para, se necessário, dar conta dos prejuízos sofridos.
“No entanto, estamos perante uma situação excecional, em que aparentemente não haverá responsabilidade da Vodafone. Não se tratou de uma mera interrupção no fornecimento dos serviços”, acrescenta.
O organismo refere que “resta esperar para verificar que posição tomará a operadora relativamente aos seus clientes. Ainda que não seja responsável pela prestação defeituosa do seu serviço, pode de alguma forma procurar compensar os seus clientes”, assinala. Acrescenta ainda: “Quaisquer danos sofridos pelos clientes, nas suas vidas pessoais ou profissionais, terão de ser provados, e é necessário demonstrar que os prejuízos foram provocados pela interrupção do serviço e que haverá alguma responsabilidade da Vodafone no sucedido”.
Também a Vodafone já respondeu a esta matéria, avança a Multinews. A operadora assegurou que está ciente desta preocupação dos consumidores, no entanto, de momento ainda não tem uma estratégia definida. “Neste momento, o foco da Vodafone está no restabelecimento da sua operação, com a maior brevidade possível e máxima estabilidade, para repor todos os serviços aos seus Clientes”, salienta.
Quanto à necessidade de informar a Vodafone de que está sem serviço, a Deco indica que “nesta fase, a operadora está a tentar resolver o problema. Mas se quiser registar o seu caso concreto, poderá deixar uma mensagem através do contacto na sua área pessoal My Vodafone ou através da App para indicar que serviços estão em baixo e desde quando”.
Os utilizadores têm também questionado sobre a segurança dos seus próprios dados pessoais. A Deco sublinha que “a investigação deste problema irá prolongar-se por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes para apurar todos os factos, mas a operadora comunicou que não tem indícios de que os dados dos seus clientes tenham sido acedidos ou comprometidos”.
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