É preciso que Famalicão, uma Cidade de pequena-média dimensão, comece a estudar temas relevantes para o seu futuro.
Famalicão é, aliás, desafiada – permitam-me introduzir esta palavra – a promover o crono-urbanismo, falando dele, dialogando sobre ele e sensibilizando técnicos, construtores, promotores imobiliários, associações, entidades e instituições diversas e, também, autarcas e políticos para este importante tema da actualidade.
O termo Crono-Urbanismo identifica-se com a chamada Cidade dos 15 minutos, no conceito de proximidade. Visa promover a cedência dos habitantes, às suas necessidades básicas, quer caminhando, quer pedalando ou tendo acesso a transportes públicos, no curto período desse tempo, ,os 15 minutos.
Para isso, segundo o seu “inventor”, o professor universitário da Sorbonne, em Paris, o colombiano Carlos Moreno, é muito importante lançar um Programa de articulação e políticas, entre eleitos, cidadãos, Entidades, Instituições, autarcas e técnicos.
Carlos Moreno é um dos mais famosos urbanistas da actualidade que defende e propõe soluções para se responder aos desafios ecológicos, económicos e sociais dos espaços urbanos das Cidades.
Voltaremos a este tema, por o considerarmos relevante, aqui no Escaparate da Redacção. Vamos motivar técnicos, cidadãos e autarcas a pronunciarem-se sobre esta matéria para, seguindo a lógica de intervenção que é cara ao nosso Órgão de Comunicação Social, continuarmos a contribuir para fazer de Famalicão uma Cidade que se agita, pensando e formatando o presente para se definir o futuro e dar melhor qualidade de vida a quem nela reside.
Comentários sobre o post