Famalicão foi o palco, em Portugal, das comemorações dos 400 anos do nascimento de Molière. A efeméride mobilizou centenas de pessoas, da comunidade artística e escolar famalicense.
Neste âmbito, o recém-aberto Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, acolheu o Festival de Teatro Escolar. Este foi protagonizado por alunos dos agrupamentos de escolas de Gondifelos, D. Sancho I e Padre Benjamim Salgado, que apresentaram, em língua francesa, as peças «Le Bourgeois Gentilhomme», «L’Ecole des Femmes ou L’Oiseau en Cage» e «Les Femmes Savantes ou Debout les Carottes», naquele que foi o culminar de meses de trabalho em contexto escolar.
“Já tinha visitado o Teatro Narciso Ferreira, mas esta foi a minha estreia como espetador”, comenta Mário Passos, que sublinhou a sua enorme satisfação em ver “a envolvência direta de alunos e professores dos agrupamentos de escolas famalicenses nesta efeméride, que coloca, uma vez mais, Famalicão como um dos palcos de projetos culturais de relevo internacional”
O encerramento das comemorações aconteceu no passado sábado à noite, com a leitura de excertos da peça «Le Tartuffe» (O Impostor), pelo ator Eric Génovèse, da Comédie Française, no grande auditório da Casa das Artes. O prestigiado ator francês, que em 2023 completa 30 anos de carreira, atuou a convite do Festival Culturissimo, e na tarde do mesmo dia, realizou uma masterclass com os alunos do curso de teatro da ACE Escola de Artes Famalicão, afirmando ter ficado surpreendido com a envolvência que a iniciativa registou na comunidade escolar.
Depois da leitura por Eric Génovèse, foi revelado o nome do agrupamento vencedor do Festival de Teatro Escolar, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, cujo prémio é uma viagem a Bordéus (França).
Também foi entregue o prémio de participação a todos os alunos envolvidos no projeto, constituído por dois livros em francês. Estas lembranças foram entregues pela mão das entidades oficiais presentes, nomeadamente, os vereadores da Educação e da Cultura do Município de Famalicão, Augusto Lima e Pedro Oliveira, a adida de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada de França em Portugal, Clarisse Boudard, e a administradora do E.Leclerc Famalicão, Bernadette Martins.
Refira-se que na sessão de encerramento das comemorações em Famalicão também esteve presente o presidente da Câmara de Comércio Luso Francesa, Fabrice Lachize, a responsável pelo Festival Culturissimo, Marie Jose Cegarra, e o assessor de cooperação educativa e linguística da Embaixada de França em Portugal/Instituto Francês, Sofiane Farhra.
Comentários sobre o post