O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e Exclusão Social foi assinalado pelo Município de Vila Verde. A ação juntou representantes de instituições, cidadãos e famílias de diferentes setores e estratos sociais, “para uma jornada de partilha sobre políticas e ações que favoreçam o progresso humano e social” – informa a autarquia em comunicado.
A atividade decorreu nos Paços do Concelho, visando promover o conhecimento informado aos cidadãos sobre os direitos e deveres ao emprego, os direitos do consumidor e medidas de apoio social.
Júlia Rodrigues Fernandes, Presidente da Câmara Municipal, deixou o desafio para uma “concertação de esforços e aprofundamento do trabalho em rede” que tem assegurado “excelentes resultados no concelho” ao nível da inclusão, com efeitos para a qualidade de vida de toda a população.
A autarca defendeu, também, “o exercício de uma cidadania ativa, numa vivência plena dos direitos e deveres que promovem a inclusão e a valorização de cada cidadão no seio da comunidade”.
Margarida Pinheiro, do Gabinete de Inserção Profissional do Município de Vila Verde, explicou que “o conhecimento e a informação sobre os deveres e direitos sociais, culturais e políticos permitem que o cidadão se encontre absolutamente envolvido em todos os assuntos que correspondem à comunidade que vive e participa”.
A iniciativa abordou o Direito ao Emprego, a Oportunidades e Deveres, os Direitos dos Consumidores, a Literacia Financeira e as Medidas de Apoio Social (RSI/ Ação Social).
Comentários sobre o post