O Clube de Xadrez Associação Académica da Didáxis (A2D) conquistou o 24.º lugar no 36.º Campeonato Nacional de Semirrápidas por Equipas, realizado na Marinha Grande, este domingo dia 25. Num evento que reuniu quase 800 jogadores e celebrou os 99 anos da Federação Portuguesa de Xadrez, a equipa famalicense — composta exclusivamente por atletas nacionais — superou as expectativas ao subir 13 posições em relação ao seu ranking inicial, consolidando-se como uma referência competitiva no panorama do xadrez português.
Partindo da 37.ª posição na grelha de partida, a formação do CX A2D demonstrou que a estratégia e a coesão da equipa podem superar o favoritismo teórico. Ao longo de oito rondas intensas — disputadas num ritmo de 10 minutos com acréscimo de 5 segundos por lance — os atletas portugueses somaram um total de 18 pontos, fruto de 4 vitórias e 2 empates, refere uma nota enviada à nossa redação.
A equipa, que seguiu rigorosamente o lema de “integridade em cada lance“, foi composta pelo capitão Carlos Novais (1.º Tabuleiro), Diogo Lopes (2.º Tabuleiro), Artur Lemos (3.º Tabuleiro) e Vítor Carvalho (4.º Tabuleiro). O 24.º lugar final reflete uma subida significativa na tabela, num universo de 144 equipas onde pontuavam 45 mestres titulados de diversas nacionalidades.
No topo da classificação, o domínio foi absoluto para o Estrelas S. João de Brito A. A equipa de Lisboa, reforçada pelos Grandes Mestres Platon Galperin e Egor Bogdanov, não deu hipóteses à concorrência e venceu todas as oito jornadas. Com aquele triunfo, a formação lisboeta alcança o seu segundo título nacional consecutivo de semirrápidas, elevando para três o número de troféus no seu historial, pode ler-se.
O evento, que decorreu nas instalações do Sport Operário Marinhense, serviu, também, de palco para as comemorações do 99.º aniversário da Federação Portuguesa de Xadrez. Um dos momentos altos extra-tabuleiro foi a apresentação do livro “Gambitos da Imaginação: O xadrez como ferramenta para pensar”, de Diniz Cayolla Ribeiro. A obra, composta por 64 textos que espelham as casas do tabuleiro, explora a psicologia e a filosofia aplicadas ao jogo, reforçando a vertente intelectual e educativa da modalidade, refere.
Sem tempo para descanso, o CX A2D vira, agora, agulhas para as competições de ritmo clássico. Já no próximo dia 31 de janeiro, o clube entra em ação nos Campeonatos Nacionais da II e III Divisão, com as suas equipas A, B e C a defrontarem o Vitória SC B, o GX 113 e a AX Juventude Curiosa B, respetivamente. No dia seguinte, 1 de fevereiro, as atenções centram-se na eliminatória da Taça de Portugal.
PUBLICIDADE





























Comentários sobre o post