O número de ataques informáticos aumentou durante a pandemia, alertou esta quarta-feira, dia 9 de fevereiro, o Portal da Queixa. De acordo com os dados da Procuradoria-Geral da República (PGR), a rede social de consumidores refere que “as denúncias de cibercrimes duplicaram em 2021, chegando às 1.160, mais do dobro do que no ano anterior (544)” e no seu portal foram recebidas mais de seis mil reclamações só relativas a burlas online.
Desde o início de 2022 já foram registados ataques ao Grupo Impresa, à Cofina, à página de internet da Assembleia da República e durante esta semana, à Vodafone e à Trust in News.
O investimento na literacia digital torna-se assim cada vez mais urgente, para que tanto utilizadores como empresas consigam reconhecer cenários “duvidosos e fraudulentos e saber como agir quando se é vítima de algum esquema de burla”.
O Notícias ao Minuto avança com alguns conselhos essenciais que foram divulgados pelo Portal da Queixa, e que deve ter em conta na sua presença digital. Por exemplo, deve criar passwords seguras e atualizá-las regularmente. Não deve ter a mesma password para tudo, pois isso torna-o um alvo fácil. Não ignorar as atualizações de software, pois demoram apenas alguns minutos, mas são uma importante ação que vai permitir atualizações de segurança e das configurações de privacidade. Outro conselho importante é nunca abrir mensagens de remetentes ou números desconhecidos, sobretudo se convidam a abrir um link ou a partilhar dados pessoais. As mensagens de alerta (supostas dívidas, pagamentos em atraso, alerta de cancelamentos) são uma prática comum em ataques de phishing. No caso dos emails, e tal como alerta a Autoridade Tributária, deve confirmar sempre o remetente de um email que receba e que pareça duvidoso. Se receber uma mensagem de alguma entidade ou marca reconhecida que convida à abertura de um link, não deve abrir.
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