A Associação Portuguesa de Imprensa enviou às redações uma nota informativa destinada aos associados com qualquer publicação embargada ou suspensa.
Neste comunicado refere que, na continuação dos contactos e recolha de informações sobre o ciberataque à Impresa, tomou conhecimento “de que também atingiu três publicações regionais, duas das quais (A Verdade e Postal do Algarve) associadas da APImprensa, a quem queremos exprimir também a nossa solidariedade e preocupação”.
A associação sublinha também que está em contacto com as instituições adequadas e responsáveis, no sentido de obter “indicações sobre procedimentos de prevenção e reação em situações de ciberataque, como as que têm sido divulgadas”.
“Lembramos que é muito importante seguir as regras básicas (pelo menos) de prevenção e que existe uma ameaça que, embora difícil de localizar, resulta também da grande atividade de luta contra a pirataria e em defesa da integridade dos conteúdos jornalísticos e da liberdade de imprensa, que temos vindo a desenvolver em Portugal, com particular intensidade nos últimos meses”, reforça a APImprensa.
Por fim, solicita que os órgãos de comunicação que sofram de ocorrências eventualmente relacionadas com este tipo de atividade criminosa informem de imediato a associação.
Comentários sobre o post