A freguesia de Castelões celebrou o seu Dia da Freguesia, este fim de semana, em que incluiu a realização da Mostra Comunitária.
O programa comemorativo arrancou na sexta-feira à noite, dia 29, com a realização de uma caminhada a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro.
Num dia em que os termómetros se aproximavam dos 40ºC, a comunidade não deixou de aderir às atividades que estavam agendadas para sábado. Entre o 3º Passeio de Motas Clássicas e o 1º Passeio de Bicicletas “Pasteleiras”, os aficionados foram aparecendo para participar ou para apreciar as “relíquias”.
Durante a tarde, a Mostra Comunitária recebeu a visita do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, fez-se acompanhar do Vereador Pedro Oliveira e do Presidente da Junta de Freguesia, Francisco Sá, na visita aos expositores do certame.
Ao mesmo tempo decorria a Tarde Cultural e Desportiva, com o desfile e atuação dos utentes e crianças do Centro Social e Paroquial de Castelões; o Torneio de Sueca e Jogo da Malha; o Eco Workshop “Flores em Tecido” e o Jogo de Xadrez em Tabuleiro XXL. Já ao final da tarde, decorreu o desfile de Mini Andores de Santos da Paróquia.
À noite atuaram as crianças da Escola EB de Castelões e o Grupo Etnográfico “As Lavradeiras de Oliveira de Santa Maria”. A Festa da Espuma animou a comunidade, desde pequenos aos graúdos, ninguém quis ficar de fora.
A noite continuou com a dança, ao som do DJ Muka.
No domingo, as solenidades focaram-se na celebração do Dia da Freguesia, logo pela manhã. Depois de um momento musical de violino, protagonizado por Vera Ferreira, o autarca local, Francisco Sá, falou aos presentes e congratulou toda a comunidade pela sua envolvência. “É momento de reconhecer o contributo de todos os cidadãos, e associações que dinamizam a nossa freguesia”, referiu.
Foi um dia de “enaltecer o que de melhor se faz em Castelões”, mas também de “apresentar necessidades e projetos futuros do território”. O autarca aproveitou a presença do Vereador Augusto Lima na sessão solene, para reafirmar a necessidade da freguesia receber mais investimento, para, como referiu no se discurso: proceder com a repavimentação de arruamentos e da Estrada Nacional 510 e 510-1, bem como a intervenção no cemitério. Adiantou ainda, com satisfação, que “já foram dados os primeiros passos para a criação de uma zona de lazer no Gorgulhão”.
Na sua intervenção, Augusto Lima reforçou o trabalho em sintonia para as prioridades da comunidade: “Para nós enquanto Município quero dizer-vos que é fundamental que continuemos a valorizar estes Dias de Freguesia. É muito importante este trabalho de proximidade”.
“Castelões tem feito um trabalho excecional, meritório”, disse ainda, realçando dois exemplos – o Galardão Eco-Freguesia recebido e o reconhecimento dos Arcos como Património de Interesse Público Nacional.
Na cerimónia foram também entregues lembranças comemorativas às diversas instituições, escola e associações.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia, em honra do padroeiro S. Tiago, e a Procissão Solene.
Comentários sobre o post