O eurodeputado português Hélder Sousa Silva (PSD) integrou a missão de observação eleitoral do Parlamento Europeu (PE) na segunda volta das eleições presidenciais na Bolívia, que elegeu Rodrigo Paz com 54,5% dos votos contra 45,5% de Jorge “Tuto” Quiroga. A missão da União Europeia contou com 120 observadores, adianta uma nota enviada à nossa redação.
Sousa Silva elogiou o “admirável espírito cívico” do povo boliviano e a “boa organização” do Tribunal Superior Eleitoral. Destacou ainda a atitude de Quiroga ao reconhecer os resultados preliminares, contribuindo para a “paz e serenidade” da noite eleitoral, pode ler-se.
O eurodeputado, membro da Delegação do PE para as relações com o Mercosul, vê no resultado eleitoral a vontade de mudança e acredita que a Bolívia entrará num processo de estabilidade e pacificação essenciais para a “ambiciosa agenda de reformas” do novo Presidente e para a superação da crise económica. Segundo o eurodeputado, o ambiente eleitoral foi “tranquilo e ordenado”, conclui.
Comentários sobre o post