A cerimónia de tomada de posse da nova constituição do Executivo e Assembleia de Freguesia de Bairro decorreu na noite desta quarta-feira, dia 13 de outubro, pelas 21h, na Sede da Junta de Freguesia de Bairro. Como Presidente da Junta de Freguesia tomou posse Rui Alves, reeleito com maioria absoluta pela Coligação Mais Ação, Mais Famalicão, o Presidente Assembleia Manuel Martins, e o restante executivo constituinte do Executivo de Freguesia.
O Presidente da Assembleia, Manuel Martins, congratulou esta cerimónia de tomada de posse e celebrou: “É a festa da democracia e é uma festa bonita”.
Agradeceu ao Presidente Rui Alves pela confiança depositada e garantiu que assume novamente o seu cargo «para ajudar» o Executivo através da Assembleia. Assegurou também que vão colaborar de forma a que a Junta de freguesia possa «fazer o que de melhor souber, e o que não souber vai aprender para trazer tudo de bom e do melhor para a freguesia de todos nós».
Já o Presidente de Junta, Rui Alves, avançou com algumas «ideias fortes» durante a sua intervenção. Congratulou a forma como «se fez democracia» em Bairro, através de 3 candidaturas. “Foi uma campanha pela positiva, tanto da nossa parte como da «oposição» e isso é sempre bom porque quem fica a ganhar é a comunidade”.
Destacou «o enorme gosto» de ter trabalhado com Ricardo Ribeiro, que também deixou o Executivo. “Ele não deixa o Executivo por questão de confiança ou capacidade. Deixa o Executivo com grande tristeza, mas temos que cumprir aquilo que foi estipulado pela lei”.
No entanto, garantiu estar satisfeito com a constituição atual do Executivo. “Sabemos bem das capacidades da Marta e que estará à altura dos desafios deste Executivo. Quanto ao Pedro, é o meu braço direito, que já me acompanha desde os meus últimos dois mandatos e vai concluir este terceiro mandato que também será o meu último. Estou certo e convencido que o Pedro é uma pessoa muito válida para o meu Executivo”, salientou.
Rui Alves evidenciou também a motivação que continua presente no Executivo: “Apesar de irmos para o terceiro mandato temos projeto arrojados para esta freguesia. Queremos cumpri-los, nomeadamente na educação, na parte de lazer, no desporto, ou seja, queremos que a freguesia seja atrativa”.
Par ao futuro, revelou os principais problemas que vão merecer mais atenção, nomeadamente a questão da natalidade e da habitação, sendo esta última, um dos aspetos mais mencionados pelo Presidente como um fator essencial para manter a atratividade da freguesia.
“Este ano batemos recordes na escola, tanto no jardim de infância como na escola do 1º ao 4º ano”, relembrando ainda as Associações, «que têm mantido a sua dinâmica».
Comentários sobre o post