Os atletas Lara Marques, Tiago Mesquita e Tomás Nunes, todos da Jing-She Escola de Wushu, foram os únicos representantes de Portugal no 10.º Campeonato do Mundo de Juniores de Wushu. A competição, que decorreu entre os dias 23 e 31 de março em Tianjin, reuniu a elite mundial da modalidade, contando com 700 atletas provenientes de 78 países.
A comitiva famalicense, sob a bandeira da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas UPD, enfrentou um nível de competição elevadíssimo. Tomás Nunes, de 16 anos, em Mirroring da sua segunda participação em mundiais, alcançou os resultados mais expressivos da armada lusa. No escalão Youth (15-17 anos), o atleta conquistou o 10.º lugar nas provas de Nanquan (Punho Curto) e Nangun (Bastão), terminando ainda na 12.ª posição em Nandao (Sabre).
Lara Marques, a mais experiente do grupo com três participações em mundiais aos 15 anos, competiu no escalão feminino mais concorrido. O seu melhor desempenho foi um 15.º lugar em Jianshu (Espada), numa prova que contou com atletas de 49 países. Completou a sua prestação com o 20.º lugar em Changquan (Punho Longo) e o 31.º em Gunshu (Bastão).
Já o jovem Tiago Mesquita, de 14 anos, fez a sua estreia absoluta ao serviço da Seleção Nacional. A competir no escalão 12-14 anos, Tiago demonstrou uma curva de aprendizagem ascendente ao longo do torneio, culminando com um 14.º lugar na prova de Gunshu (Bastão), após ter obtido o 17.º e 16.º postos em Punho Longo e Sabre, respetivamente.
Para os treinadores Alexandre Oliveira e Ana Rita Rego, a prestação dos atletas é o reflexo de um trabalho “contínuo e exigente”. Os técnicos sublinharam a crescente dificuldade do panorama internacional:
“A participação destes três atletas ficou marcada por uma notória evolução técnica. Sublinhamos também o crescimento significativo da competição mundial, quer pelo aumento do número de atletas, quer pela evidente evolução da qualidade técnica global.”
Sem tempo para descanso, os três atletas já se encontram em preparação para o próximo desafio: o Campeonato Europeu de Wushu, que terá lugar em Lyon, França, já no início de maio.
Resumo das Classificações:
Tomás Nunes: 10.º (Nanquan), 10.º (Nangun), 12.º (Nandao).
Lara Marques: 15.º (Jianshu), 20.º (Changquan), 31.º (Gunshu).
Tiago Mesquita: 14.º (Gunshu), 16.º (Daoshu), 17.º (Changquan).
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post