Um protocolo de entendimento para apoio à elaboração de uma estratégia de mobilidade sustentável integrada no território, foi assinado ontem, no Paço dos Duques em Guimarães. Essa cerimónia juntou a Ministra da Coesão Territorial e os presidentes dos Municípios do Quadrilátero Urbano (Barcelos, Braga, Guimarães e Famalicão).
Em causa está a criação do Bus Rapid Transit. Trata-se de um sistema de trânsito para autocarros, que permite uma mobilidade mais rápida e a custos controlados. Para este sistema, serão criadas faixas de rodagem próprias para o transporte, refere o comunicado à imprensa.
O chefe do município famalicense e atual Presidente do Quadrilátero, Mário Passos, referiu: “Quero acreditar que este compromisso vai fazer com que a Administração Central tenha um olhar mais atento sobre esta matéria para uma resposta que se impõe a uma rede de mobilidade pública existente pouco atrativa e desintegrada”.
A Ministra Ana Abrunhosa, na altura em que foi assinado o compromisso, referiu que “esta região é uma locomotiva económica do país, mas queremos que seja uma locomotiva sustentável”.
Na perspetiva de Mário Passos, os estudos a desenvolver, não tem a ver com a escolha do meio de transporte, mas sobre a forma de alargar o mesmo às quatro cidades. “Estão, por isso, criadas as condições para evoluirmos rapidamente nesta matéria e criarmos uma rede de mobilidade amiga do ambiente, dos cidadãos e das empresas, em consonância com a importância do território”, disse.
PUBLICIDADE
Comentários sobre o post