Um final de tarde em festa, após a Visita Pascal às famílias da paróquia.
Foi assim, na freguesia de Arnoso Santa Maria “recordar os compassos pascais da minha terra natal, em Guimarães, em que se vivia esta alegria, (…) esperava-se pela visita do padre e depois ia-se visitar o padrinho e a madrinha e convivia-se,” começou por contar José Pedro Novais, pároco daquela comunidade.
A nossa equipa de reportagem visitou a equipa pascal, onde se integrava o abade daquela freguesia. Fomos encontrá-lo a visitar a família, conhecida por ‘João da Margarida’, aquela estava reunida para receber Jesus Cristo Ressuscitado.
“É uma vivência não só espiritual, mas uma vivência de família, de amigos que somos”, referiu o responsável pelo clero paroquial.
Um dia onde se sente festa, “basta desde o adornar as ruas, adornar as casas, os sinos, todo o dia, a tocar à festa, (…) todo o ambiente exterior nos ajuda a viver a alegria interior de cristo”, sublinhou o pároco da freguesia.
Jorge Amaral, para além de autarca local, participa na equipa pascal. “Como Presidente de Junta fico satisfeito que as nossas tradições se mantenham”, referiu.
Lembrou que as tradições não se perderam, com a pandemia “claro que não é a mesma coisa”, deu como exemplo a forma como as pessoas se dirigem à Cruz, não com o tradicional beijo, que foi substituído por uma vénia – sinal de respeito.
As cinco equipas pascais reuniram-se na Igreja Paroquial, para a Eucaristia de encerramento das cerimónias da quadra.
Comentários sobre o post