O Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, foi recebido pelo Papa Leão XIV, esta quarta-feira, dia 14, durante a Audiência Geral realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano. O encontro reforça os laços entre a arquidiocese primaz de Portugal e a Santa Sé.
Durante a sua reflexão, centrada na Constituição dogmática Dei Verbum, o Sumo Pontífice sublinhou a transformação profunda operada por Jesus Cristo na espiritualidade cristã. Segundo o Papa, a revelação divina não é apenas um conjunto de normas, mas um convite a uma proximidade sem precedentes, pode ler-se no comunicado.
“Este é um ponto fundamental da fé cristã, que a Dei Verbum nos recorda: Jesus Cristo transforma radicalmente a relação do homem com Deus; a partir de agora, será uma relação de amizade“, afirmou o Santo Padre.
O Papa Leão XIV explicou que esta transição de uma relação de “servidão” ou “distância” para uma de “amizade” redefine as exigências da vida religiosa contemporânea. Para o Pontífice, a essência da mensagem cristã simplifica-se num único preceito:
“Por isso, a única condição da nova aliança é o amor”, concluiu, perante os milhares de fiéis e peregrinos presentes na audiência, entre os quais se encontrava o prelado bracarense.
A presença de D. José Cordeiro em Roma acontece num momento de especial relevância para a Igreja, num ambiente de partilha e reforço das diretrizes teológicas que emanam do Concílio Vaticano II.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post