No passado sábado, dia 15 de janeiro, pelas 15 horas, no IPDJ de Viseu, realizou-se a cerimónia de apresentação oficial dos candidatos do Nós, Cidadãos! às eleições legislativas de 30 de janeiro à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral Distrital de Viseu. A cerimónia contou com o Presidente do Partido, Comandante Joaquim Afonso e as intervenções de Mariana Abrantes, de Carregal do Sal, Inês Tavares, de Vila Nova de Paiva, e Ana Rita Barreto, de Viseu, representantes da candidatura.
O Comandante Joaquim Afonso referiu que está na hora de mudar o sistema político para que os cidadãos anónimos possam também eles concorrer às eleições legislativas sem precisar de estarem subjugados aos partidos de sempre: “É necessário renovar a Assembleia da República com gente e ideias novas, para terminar definitivamente com a corrupção e o compadrio. É urgente mudar e criar um Portugal mais justo e menos assimétrico”. Por isso, acredita que a candidatura por Viseu do Nós, Cidadãos!, pela sua juventude e capacidade de trabalho já demonstradas, é a voz certa para defender os interesses do distrito e do interior do país no parlamento.
Mariana Abrantes, economista, salientou que era com enorme orgulho que fazia parte desta lista encabeçada por Ana Rita Barreto. “É muito importante um lugar para cidadãos independentes na política portuguesa, pois pode fazer toda a diferença. Nos debates televisivos vimos que uns defendem mais estado outros menos estado, o Nós, Cidadãos! pretende um melhor estado. Além disso, precisamos de muito melhor justiça e de muito melhor representação, como será o caso a cabeça de lista Ana Rita Barreto”, pode ler-se no comunicado.
Inês Tavares, médica dentista com 28 anos explicou que integrou esta lista porque entende que uma sociedade democrática deve ser, antes de tudo, uma sociedade participativa: “Estamos inseridos numa região interior centro, na qual há assimetrias a nível de investimento, acessibilidades e oportunidades em relação ao litoral e grandes metrópoles. Enfrentamos carências acentuadas ao nível da saúde, serviços e transportes sentindo, muita das vezes, que vivemos num país a duas velocidades”. E completa: “No que concerne à sua área de formação, a área da saúde, uma das medidas apresentadas pelo NC e que considero fundamental é a transferência de alguns recursos hospitalares para a comunidade e uma aposta nos cuidados de saúde de proximidade (nomeadamente cuidados de saúde primários, cuidados continuados e cuidados domiciliários), com especial e reforçado contributo das IPSS ́s.”.
Ana Rita Barreto, 21 anos, a terminar a segunda licenciatura em Gestão Internacional pela Kedge Business School de Bordéus, confessou que há 2 ou 3 anos atrás não pensava ser tão ativa politicamente, mas que aceitou este desafio por três motivos: Informar, Relembrar e Inspirar. “Informar, pois há muito que a abstenção é uma constante e acredita isso se deve, por um lado, ao afastamento da classe política dos cidadãos e, por outro, ao desconhecimento da política por parte de alguns jovens portugueses. Relembrar os políticos de carreira que os jovens também se interessam por política e que estes não podem continuamente hipotecar a vida dos mais jovens com empréstimos públicos que põem em causa a sustentabilidade financeira futura do país e que os jovens merecem ter em Portugal oportunidades para ficar. Inspirar os jovens a tomar uma posição, a tomar as rédeas da sua vida, a participar mais ativamente nos campos social e político. A política não pode, nem deve ser apenas dos mais velhos”.
O Nós, Cidadãos! Destaca ainda que apresenta nestas eleições legislativas 2022, quatro “pontos cardeais que considera essenciais para a verdadeira mudança de paradigma” em Portugal: “reforma do sistema político e eleitoral que aproxime os portugueses da política”; “um maior combate à corrupção e uma maior transparência”; considera “necessária uma nova estratégia nacional que tenha em conta as 3 características de Portugal – ser um país europeu, mas também atlântico e lusófono”; e “maior coesão social e territorial”.
Comentários sobre o post