O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso para as próximas 24 horas, destacando a intensificação da chuva e do vento, especialmente no litoral Norte e nas terras altas do continente. A previsão aponta para uma subida ligeira das temperaturas.
O dia começa com céu geralmente muito nublado em todo o território. A nebulosidade deverá diminuir apenas na região Sul, durante o período da tarde.
A chuva, em geral fraca e pouco provável no Sul, é o ponto de maior atenção no litoral da região Norte, onde se tornará persistente e poderá ser por vezes forte a partir da tarde.
O vento do quadrante sul, inicialmente fraco a moderado (até 30 km/h), irá gradualmente intensificar-se. É esperada a transição para moderado a forte (25 a 45 km/h) no litoral a norte do Cabo de Sines e nas terras altas. As rajadas podem atingir os 70 km/h na faixa costeira a norte do Cabo Mondego e chegar aos 80 km/h nas terras altas.
Os automobilistas devem também ter atenção à neblina ou nevoeiro matinal.
Açores e Madeira: Vento Intenso e Descida de Temperatura
As condições meteorológicas são de intensa agitação nos arquipélagos, com descida da temperatura do ar em todas as ilhas.
Açores (Grupos Ocidental e Central): Prevê-se céu muito nublado com abertas e ocorrência de aguaceiros. O vento será muito fresco a FORTE (40/65 km/h) de noroeste, com rajadas que podem atingir os 85 km/h no Grupo Ocidental e 80 km/h no Grupo Central.
Açores (Grupo Oriental): A madrugada será marcada por períodos de chuva, que poderão ser por vezes FORTE, passando a aguaceiros, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada. O vento, inicialmente de sudoeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h), irá rodar para noroeste.
Madeira: A partir do meio da tarde, o céu ficará muito nublado, com períodos de chuva que aumentarão de intensidade e frequência no final do dia, sobretudo na vertente sul e terras altas. O vento intensifica-se para moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas, com rajadas até 70 km/h no final do dia. No Funchal, a chuva e o aumento do vento serão sentidos a partir do meio e final da tarde, respetivamente.
As autoridades recomendam que a população tome as devidas precauções face ao agravamento das condições meteorológicas.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post