O abate de 10 árvores está a ser realizado pelos respectivos Serviços do Município de Famalicão, na Avenida de França, por razão da “velhice” desse recobro verde e, também, por força de trabalhos de requalificação dos passeios dessa artéria citadina.
As obras visam melhorar as condições de mobilidade e segurança dos peões, conforme noticia uma nota da autarquia.
O Presidente da câmara, a propósito, marca a sua opinião: “Não tomamos esta decisão de ânimo leve, mas a realidade é que Famalicão tem no seu espaço público árvores que apresentam condições frágeis, que degradam o espaço público, danificam os passeios e o pavimento e que são verdadeiros obstáculos à circulação fluída e acessível dos cidadãos, nomeadamente das pessoas com mobilidade reduzida”.
Mário Passos adianta: “A preservação e sustentabilidade do património arbóreo do concelho é importante, mas não é mais importante que a segurança e mobilidade das pessoas”.
No comunicado sobre o assunto escreve-se: “A análise técnica da viabilidade da conservação das árvores da Avenida teve como base a avaliação efetuada pelos serviços municipais da autarquia e o Relatório de Avaliação Fitossanitária elaborado em 2022 pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)”.
No mesmo texto fica outra informação: “A empreitada, que implica um investimento municipal na ordem dos 158 mil euros e tem um prazo de execução de 120 dias, contempla a implementação de um separador central na zona das passadeiras e de infraestruturas para semáforos, a renovação de passeios, baias de estacionamento e sinalização vertical e horizontal”.























Comentários sobre o post