Jorge Sampaio foi Presidente da República, secretário-geral do PS e presidente da Câmara de Lisboa. Ao nível internacional, assumiu diversos cargos e iniciativas de âmbito humanitário.
O ex-presidente da República estava internado no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, desde o final de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias. Jorge Sampaio, lisboeta de gema criado em Sintra, foi essencialmente o homem com um forte dever cívico. Da luta política à defesa dos direitos humanos, cedo começou a destacar-se no seio da atmosfera política. Teve um vasto percurso político e dois mandatos presidenciais. Ocupou os mais importantes cargos políticos em Portugal, tendo sido Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entre 1990 e 1995, Líder Parlamentar do Partido Socialista e Presidente da República, entre 1996 e 2006.
O ex-chefe de Estado partiu para sempre, mas para trás ficou uma vida ao serviço da igualdade e da liberdade. Um lutador pela democracia, com valores humanistas e uma incomparável visão progressista. Eternamente o “prisioneiro da grande ansiedade por um futuro melhor”. A sua morte é uma grande perda para Portugal.
O Famalicão Canal envia a toda a família, amigos e políticos que com ele partilharam a vida particular e profissional, sinceros pêsames.
Hoje o país fica mais pobre, sem um Homem que nunca será esquecido.
Comentários sobre o post