Mudança de data revelou-se uma “boa aposta” da União de Freguesias, registando forte adesão da população no Passal da Paróquia.
O Passal da Paróquia de Arnoso Santa Eulália acolheu, no sábado, dia 11, mais uma edição da Mostra Comunitária local. Organizada pela União das Freguesias de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures, a iniciativa reuniu associações desportivas e culturais, artesãos e produtores locais com o objetivo de divulgar o dinamismo e o trabalho desenvolvido na comunidade. A edição deste ano ficou marcada por uma alteração estratégica no calendário, tendo sido antecipada do habitual mês de agosto para o mês de julho.
A alteração da data foi uma das principais novidades do certame. De acordo com Ricardo Pinto, presidente da União de Freguesias, a decisão de antecipar o evento prendeu-se com a ausência do tradicional encontro de concertinas organizado pela Associação de Concertinas de Montezão de André e com a habitual dispersão da população devido às férias de agosto.
“Optámos por antecipar esta mostra comunitária e penso que foi uma boa aposta. É uma questão de analisarmos no final, mas poderá ser uma data para manter“, adiantou o autarca.
Apesar da ausência do encontro formal, o grupo de Concertinas de Montezão de André marcou presença e garantiu a animação musical, preservando o espírito habitual das edições anteriores.
O programa da Mostra Comunitária arrancou logo pela manhã com uma caminhada e estendeu-se ao longo do dia com jogos tradicionais, expositores diversos e várias atuações musicais.
Por opção da organização, este ano não se realizou o habitual corte do bolo da freguesia. Da mesma forma, o tradicional fogo-de-artifício foi cancelado devido às elevadas temperaturas que se fizeram sentir.
“Atendendo às condições climatéricas, e por uma questão de consciência, acabámos por não fazer (o fogo). Acho que foi uma boa opção“, sublinhou Ricardo Pinto. Em alternativa, o encerramento das festividades esteve a cargo do DJ Félix, artista natural da União de Freguesias.
A afluência do público fez-se notar ao longo de todo o sábado, apesar do calor intenso e de uma cerimónia de crisma realizada numa paróquia nas proximidades, que abrandou momentaneamente o movimento a meio da tarde. O recinto registou uma enchente ao final do dia, motivada pela oferta gastronómica e pelas atuações musicais.
O presidente da União de Freguesias fez um balanço “bastante positivo” do evento, destacando a forte motivação e a presença constante das instituições e associações locais, cuja moldura humana se manteve em linha com o sucesso dos anos anteriores.
PUBLICIADADE
























Comentários sobre o post