O espetáculo “Cambedo 1946”, do Teatro de Balugas, acaba de ser nomeado para a categoria de Melhor Espetáculo Internacional nos Prémios Escenamateur Juan Mayorga de las Artes Escénicas. A distinção, promovida pela confederação de teatro amador de Espanha, coloca a companhia barcelense na corrida pelo galardão ao lado de uma produção das Filipinas. Esta é a quarta vez que o grupo de Barcelos vê o seu trabalho reconhecido com uma nomeação neste prestigiado certame espanhol.
A obra, que conta com texto e encenação de Cândido Sobreiro, mergulha num episódio sombrio da história peninsular. O enredo retrata os acontecimentos de 1946 na aldeia raiana de Cambedo, que foi cercada por forças repressivas das ditaduras de Salazar e Franco. O episódio, marcado por bombardeamentos e repressão militar, resultou em mortos, feridos e prisioneiros, tendo sido silenciado e deturpado pelos regimes fascistas durante décadas.
Através de uma abordagem assente no teatro físico, o espetáculo utiliza:
A linguagem do corpo como motor narrativo;
Sonoridades e elementos visuais expressivos;
A exploração da dualidade da fronteira: um espaço de solidariedade entre povos, mas também de violência militar concertada.
O prémio Juan Mayorga distingue anualmente o melhor teatro amador apresentado fora de solo espanhol. O desfecho desta nomeação será conhecido no dia 20 de junho, durante a cerimónia oficial de entrega de prémios, que este ano terá lugar na cidade de Getxo, em Bilbau.
PUBLICIDADE
























Comentários sobre o post