No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Cidade Educadora, o Município de Vila Verde lançou um desafio lúdico e pedagógico nas escolas: a dinamização da atividade “Tabuleiro da Participação… Vamos Jogar!”, informa uma nota enviada à comunicação Social.
As atividades estendem-se até dia 10, integradas no Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Educativo no Cávado (PIPSE) 2030. Esta iniciativa abrange todas as Escolas Básicas do Agrupamento de Vila Verde e a Escola Secundária de Vila Verde, e conta com a articulação dos membros do Projeto “Vila Verde: Educar para Transformar”.
O Dia Internacional da Cidade Educadora é assinalado este domingo sob o lema “A Participação das Crianças na Cidade Educadora”. Vila Verde, que também é reconhecida pela UNICEF como “Cidade Amiga das Crianças”, dedica especial atenção a este tema.
O principal recurso desta iniciativa é o jogo didático-pedagógico “A Constituição”, em formato de jogo de tabuleiro. Este jogo proporciona uma abordagem lúdica e inclusiva a temas cruciais como:
A participação e educação para a cidadania
Direitos humanos, direitos e deveres fundamentais
Princípios da vida democrática
Através do jogo, os alunos e alunas são incentivados a refletir, discutir e tomar decisões, exercendo ativamente a sua cidadania.
Esta atividade reafirma o empenho do Município de Vila Verde numa educação centrada nas pessoas, valorizando o papel das crianças e jovens como agentes ativos de cidadania, criatividade e transformação social.
O Município adquiriu e entregou exemplares do jogo a cada estabelecimento de ensino do concelho, procurando incentivar a continuidade destas dinâmicas. Esta ação reforça o compromisso de Vila Verde enquanto “Cidade Educadora”, dedicada à formação integral, participativa e democrática das suas crianças e jovens.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post