Vila Verde será palco, esta quarta-feira, dia 19, de uma jornada de formação e esclarecimento sobre literacia digital e cibersegurança, integrada no programa nacional “Mestres do Digital – Segurança em Cada Clique”. O evento, irá decorrer na Casa do Conhecimento e visa aprofundar os conhecimentos dos cidadãos, de diferentes faixas etárias, sobre a utilização segura e eficaz das ferramentas digitais e dos serviços públicos, informa uma nota à imprensa.
A iniciativa, promovida pela Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), oferece aos participantes a oportunidade de explorar os riscos associados à cibersegurança, bem como o potencial das ferramentas digitais. Será dada especial atenção à Chave Móvel Digital (CMD) e à aplicação gov.pt, elementos chave para o acesso e utilização dos serviços públicos digitais.
A jornada está dividida em duas sessões distintas para melhor se adaptar às necessidades dos participantes:
Manhã: A primeira sessão, destinada ao público jovem, tem início marcado para as 10h00 no Auditório da Casa do Conhecimento.
Tarde: A partir das 14h30, a sessão será dirigida ao público em geral, com entrada livre na Casa do Conhecimento.
Esta ação em Vila Verde sucede a sessões realizadas em diversas outras localidades, reforçando o compromisso da ARTE com a Estratégia Digital Nacional. O programa “Mestres do Digital – Segurança em Cada Clique” é uma iniciativa de capacitação digital que visa aumentar os níveis de literacia digital da população e incentivar a utilização segura dos serviços públicos digitais, nomeadamente através da rede de Espaços Cidadão.
Inserido no Plano de Ação 2025-2026 da Estratégia Digital Nacional, o programa encontra-se em fase piloto em 20 Espaços Cidadão, com a meta de ser alargado a toda a rede nacional até ao final de 2026. Com esta formação, a ARTE sublinha o seu papel na inclusão digital, na promoção da cibersegurança e no aumento da autonomia dos cidadãos no acesso equitativo às tecnologias.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post