Rigor e Eficiência na Gestão Municipal Garantem 13º Lugar Nacional em Desempenho Financeiro entre Câmaras de Média Dimensão; Autarca Alerta para Défice nas Transferências de Competências.
O Município de Vila Verde alcançou a melhor classificação do distrito de Braga no ranking global do Anuário Financeiro dos Municípios 2024, elaborado pelo IPCA e pela OCC, refere uma nota enviada à comunicação social.
A autarquia destaca-se ainda em 13º lugar na avaliação de eficácia e eficiência financeira entre os municípios portugueses de média dimensão (20.000 a 100.000 habitantes).
A presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, atribuiu os resultados ao “elevado rigor na gestão municipal” e à “boa execução de um plano de investimentos cada vez mais exigente”, visando o progresso do concelho.
O Município tem reduzido a dívida acumulada para menos de metade nos últimos quatro anos, ao mesmo tempo que aumentou o investimento, adianta.
A execução da receita tem superado sempre os 100% e o saldo de gerência tem sido ampliado, funcionando como “almofada financeira” para investimento, pode ler-se.
No entanto, a autarca alertou, durante a apresentação do Anuário, para o défice de 7,5 milhões de euros acumulado nos últimos 3 anos nos investimentos municipais nas áreas da Educação e Saúde, face ao financiamento da administração central no âmbito das transferências de competências. A prioridade, contudo, mantém-se na resolução dos problemas da população, conclui.
Pode ser consultado aqui.
PUBLICIDADE

























Comentários sobre o post