A comunidade de Guimarães mobiliza-se em apoio ao Afonso, um jovem de 12 anos que enfrenta uma batalha urgente contra a aplasia medular, uma doença rara e grave que requer um transplante de medula óssea para sobrevivência, refere uma nota enviada à nossa redação.
Ao Afonso foi-lhe diagnosticado aos 12 anos com esta condição, na qual a sua medula óssea falha em produzir células sanguíneas suficientes (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas), resultando em sintomas como anemia, cansaço extremo, infeções frequentes e hemorragias. Atualmente, o jovem encontra-se internado há cerca de sete semanas no Centro Materno-Infantil do Norte, no Porto, à espera de um dador compatível.
Como e Onde Doar? A Sua Ajuda é Vital.
Para acelerar a procura e angariar potenciais dadores, a Casa do Dador, em Guimarães, está a promover sessões de recolha em horários especiais durante o mês de novembro.
Terças-feiras de Novembro: A recolha realiza-se entre as 14:30 e as 19:00.
Sábado, 15 de Novembro: As doações decorrem das 09:00 às 12:30.
Requisitos Essenciais para ser Dador:
É fundamental que os potenciais dadores cumpram os seguintes critérios:
-
- Ter entre 18 e 35 anos de idade.
-
- Ser saudável.
-
- Nunca ter recebido uma transfusão de sangue.
Importante: O processo de inscrição para se tornar dador de medula óssea é simples e pode salvar a vida de Afonso ou de outros doentes à espera de um transplante.
Contacto e Informações Adicionais
A família apela à máxima divulgação e participação da comunidade. Para qualquer esclarecimento sobre o processo de doação ou para prestar apoio direto, pode contactar a mãe do Afonso, Isabel Ribeiro, através do número: 937 237 646.
O futuro de Afonso depende de encontrar o “gémeo genético” que pode oferecer esta segunda oportunidade de vida. A solidariedade de Guimarães é, mais uma vez, chamada à ação.
PUBLICIDADE























Comentários sobre o post